Introdução à Robótica Educativa

 

Destinado a professores, e alunos                                                                    Duração Prevista: 25 horas

Material necessário: Kit NXT-Mindstorms e Software NXT

 

 A observação de robôs móveis, autónomos, no desempenho de uma atividade qualquer é sempre um motivo de grande interesse, em qualquer idade. Quando se pode aliar à observação o desenvolvimento dos próprios robôs, há uma motivação acrescida, pelo esforço realizado na criação de algo novo e com um comportamento autónomo.

Os projetos de desenvolvimento de robôs móveis são um meio extremamente eficaz de aproximar e captar professores e alunos para atividades na área das ciências, em particular, para as engenharias e tecnologias de informação.

 

Como produto final haverá um conjunto de protótipos para problemas tipo, a sugerir, que podem ir desde a construção de robôs baseados no kit Lego NXT-Mindstom, com um suporte ao utilizador bastante amigável, até a um modelo para resolução de um problema “por medida”.

Paralelamente à ação de formação, os professores poderão criar núcleos de projeto na escola para o desenvolvimento de robôs móveis. O formato deverá ser bastante flexível, de modo a poder motivar desde o aluno normal ou com algumas dificuldades, até aos alunos excecionais, tendo em conta também os recursos que a Escola possa disponibilizar para essa atividade.