Aprendizagem baseada em projetos

A estratégia a implementar está alicerçada na metodologia de aprendizagem baseada em Projetos na medida em que é organizada em respeito e implementada em cumprimento com as seguintes características do Project-Based Learning:

• Os conteúdos a transmitir são alicerçados de forma explícita e com procura de significado (aprendizagem significativa) para a prática curricular de cada um dos alunos.

 

• Procura-se desenhar atividades que promovam o desenvolvimento de competências relevantes para o século XXI nomeadamente no domínio do pensamento crítico, da resolução de problemas concretos, de colaboração ao mesmo tempo que práticas de comunicação diversificadas e em diferentes formatos.


• Estimula-se o questionamento sistemático de procedimentos e soluções encontradas no processo de aprendizagem e desenvolvimento de produtos, ao mesmo tempo que se procura criar condições para a conceção de novas ideias, interpretações e recursos.


• Organiza-se a formação em torno de uma questão orientadora formulada em sentido aberto e na qual se procuram abordar temas atuais e problemáticas relevantes.


• Cria-se a necessidade de procurar apreender novos conteúdos e competências essenciais, nomeadamente pela inversão daquela que é genericamente o padrão tradicional de ensino onde o conhecimento (conceitos e procedimentos) básico é transmitido e apreendido previamente à sua aplicação. No Project Based Learning esta lógica é revertida e a atividade é iniciada com o desafio de atingir o produto ou solução visionada, o que proporciona um contexto e um motivo estimulante para que a aprendizagem por descoberta tenha lugar.


• É dado espaço para que cada aluno desenvolva escolhas, que as suas particularidades sejam individualmente consideradas e respondidas na formação ao mesmo tempo que se aumenta o sentido de corresponsabilidade pela sua aprendizagem.

 

• Suporta a apresentação e divulgação pública do trabalho produzido, estimulando a disseminação dos produtos desenvolvidos nomeadamente em ambientes online, estimulando-se desta forma que os produtos concebidos assumam elevados padrões de qualidade e que o projeto tenha real impacto no contexto educativo e/ou junto da comunidade educativa. 

Adaptado de: What is PBL?